Translations

1.
2. English 3. Espanhol 4. François 5. Deutch 6. Italiano 7. Japanese 8. Russian 9. Neederland 10. Greek 11.

domingo, 19 de dezembro de 2010

NATAL???!!!

Natal...

Hoje em dia é a data do comércio, onde as campanhas publicitárias nos bombardeam com novas promoções  "imperdíveis", novos produtos, presentes e mais presentes para todos os gostos, idades e necessidades. Quanto maior o poder aquisito, mais caros os presentes e maior a quantidade. As ruas se enchem de compradores desesperados pelas melhores ofertas, gastando até seus últimos trocados. Queimando o seu salário, 13º, enchendo-se de dívidas...Onde está o espírito de renovação, primordialmente significativo nesta época? O Natal marcava a data do solstício de inverno para as culturas antigas, também chamados pagãos pela igreja católica. "A festa do Natal não estava incluída entre as primeiras festividades da Igreja...os primeiros indícios dela são provenientes do Egito...os costumes pagãos relacionados com o princípio do ano se concentravam na festa do Natal." O que faz-se desta data não primordialmente cristã, mas com um sentido mais místico e espiritual, em detrimento ao materialismo atual.
Discussões religisas à parte, vemos somente o capitalismo, o consumismo exacerbado e a corrida desenfreada às lojas, esqueceu-se qualquer atitude benevolente ao próximo. Na verdade, isso deveria acontecer o ano todo, não existem pessoas miseráveis só no Natal, porque então pensar nisso somente nesta época? O nosso país  possui em torno de 53 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da miséria. Sendo que, 30 milhões vivem entre a linha da pobreza e a linha da miséria e 23 milhões estariam na situação que se define como indigência ou miséria. (dados de 2002)
Números assustadores e um paradoxo, ao se pensar o tamanho e a riqueza que temos no Brasil e como "celeiro do mundo" tem comida sobrando.
Não havemos de permitir que isso ocorra, poderíamos sair à caça para dar comida aos miseráveis, mas são as políticas públicas que estão todas equivocadas, dinheiro desviado, má administração, tudo isso colabora para que esses dados assustadores. Porém, não nos tira a responsabilidade, podemos ajudar, fazendo algo, por menor que seja a ajuda será válida. Ajuda que pode ser com campanhas para arrecadar alimentos, promovendo ações humanitárias. Mas não sejamos piegas, um trabalho autruísta, bem intencionado e principalmente organizado tem muito valor. 
Seja Natal, Páscoa, Ano Novo, não importa! A fome não escolhe data!

Miséria e fome no Brasil e no mundo
POBREZA NO BRASIL

0 comentários:


Punks 4 ever © 2008. Free Blogspot Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute